Jornal de Valleska, 01 out 15

bom diaaaaaa,

vou tentar colar aqui uma matéria que achei bem legal de uma nutri esportiva.

Pode ou não pode?

No consultório e principalmente nas perguntinhas rápidas de redes sociais, sem dúvida o “Pode isso? Pode aquilo?” é o tipo de questionamento mais frequente.

Pode comer fruta se o objetivo é emagrecer?
Pode leite de vaca?
Pode comer bacon todos os dias?

Na maioria das vezes a resposta para todas as perguntas é “DEPENDE”. Depende do quê? Depende de quais são os seus fatores de risco, da sua história de vida, das suas doenças diagnosticadas, do seu histórico familiar/herança genética, da sua rotina de vida, dos seus objetivos, do seu nível de atividade física, de como está o seu hábito alimentar atual, dos sintomas gerados ao consumir determinado alimento, dos seus gostos…

São tantos fatores que influenciam a prescrição de uma “dieta” que resumir a escolha dos alimentos a uma lista pré-moldada de “isso pode” e “isso não pode” seria, no mínimo, imprudente.

E se a resposta às perguntas geralmente é “depende”, isso significa que não existe uma regra universal rígida a ser seguida por todas as pessoas para se alcançar determinado objetivo ou para se ter saúde.

O que existe na nutrição, e em qualquer área da saúde, são fatos/verdades científicas momentâneas e mutáveis, que, obviamente, devem ser levadas em consideração quando visamos alcançar um objetivo específico. Vamos a um exemplo: “Goma de tapioca é um alimento que contém uma alta quantidade de carboidratos de alto índice glicêmico. O consumo de alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico está relacionado ao aumento da gordura corporal. ”
parágrafo acima faz sentido. A ciência nos mostrou isso. Então isso significa que se eu comer tapioca eu irei engordar? “PODE OU NÃO PODE TAPIOCA SE O MEU OBJETIVO É EMAGRECER?” Como sempre a resposta é: DEPENDE.

– Qual a frequência que você ingere tapioca? 1 vez por semana? Todos os dias?
– Qual o tamanho da sua tapioca (quantas colheres de sopa da goma)?
– Em que momento do dia você ingere a tapioca? (Por exemplo, é pós-treino?)
– e, principalmente: Quem é você? (aqui me refiro a todas aquelas características individuais que listei no segundo parágrafo).

O fato isolado de que a tapioca, por suas características, propicia o aumento do tecido gordo não necessariamente fará toda e qualquer pessoa ficar mais gordinha após incluí-la na sua alimentação. Mas, por ser uma evidência científica, via de regra, devemos limitar o consumo desse alimento quando o objetivo for reduzir o percentual de gordura corporal.

Temos que ter em mente que as evidências científicas servem para nos NORTEAR, apontar o caminho. Os estudos nos mostram o que funcionou melhor para a maioria das pessoas ali envolvidas e que, consequentemente, poderia ser transposto para a maioria da população em geral. Mas notem que “a maioria” não é todo mundo, por isso devemos respeitar as nossas individualidades e ouvir o que o nosso corpo tem a dizer sobre aquilo que estamos colocando para dentro – pois, às vezes podemos fazer parte do grupo correspondente à minoria.

a alimentação é algo que deve ser encarado com LEVEZA. Afinal, sentamos à mesa para nos alimentar todo santo dia! Como seremos felizes se esses momentos forem cheios de tensão/medos/angústias gerados pela insegurança de talvez estar descumprindo a lista imaginária do “isso pode/isso não pode”? Temos que lembrar que saúde é um estado COMPLETO DE BEM-ESTAR. De nada adianta um corpo magro preso a uma cabeça pesada/neurótica.

Procure deixar de lado essa ditadura do “pode isso, não pode aquilo”. Coma na maior parte do seu tempo comida de verdade, coma SEMPRE com moderação. Procure compreender o que você precisa consumir com maior ou menor frequência para chegar ao seu objetivo, sem esquecer que tudo aquilo que consumimos na menor parcela possível do nosso tempo nunca será tão devastador a ponto de nos impedir de sermos saudáveis.

O nosso corpo e saúde são resultado da nossa ROTINA, e não das nossas exceções (desde que sejam realmente exceções, né?). E se você ainda quiser saber o que você PODE, posso lhe afirmar com toda a convicção apenas uma coisa: você PODE (e DEVE) ser muito feliz.

nutri_paula_mello2Paula Mello – CRN3 43939
Nutricionista Clínica e Esportiva
Telefone para consultas: (11)98204-7706
Instagram: @nutripaulaazmello



69 kg Perdidos até agora: 13,7 kg.    Ainda faltam: 0 kg.    Dieta seguida: 100%.
peso estável

12 Apoiadores    Apoio   

Comentários 
Muito bom!! 
01 out 15 por membro: larissacolm
Sem dúvidas um dos melhores posts que já li aqui no fatsecret, senão o melhor! 
01 out 15 por membro: Wagner Armando
Vall bom dia!!! Perfeito!!! É uma das únicas nutricionistas que vejo ou melhor leio algo que condiz com coerência pois a maioria é limitada a fazer com que todos sigam um modelo único, ela está de parabéns abrindo fronteiras, ampliando horizontes, obrigada por divulgar este post!!! bjosss 
01 out 15 por membro: Sophia Prince
Adorei! 
01 out 15 por membro: dfoamaral
Show, adoro quando o pessoal post coisas úteis como essas! 
01 out 15 por membro: sadistic

     
 

Submeter um Comentário


Você deve iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de Valleska


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.