Jornal de davydcabral, 05 mar 17

SAL

Uma dieta baixa em sal (hipossódica) acarreta uma série de efeitos metabólicos indesejáveis, como a maior liberação de renina, angiotensina, aldostesterona, noradrenalina e insulina, substâncias essas que podem trazer consequências deletérias 12-13. Segundo o Dr. Brownstein: “o sal integral é capaz de otimizar os sistemas imune e endócrino. É impossível ter um sistema imune funcional na presença de deficiência de sal”.

A elevação de colesterol e LDL-colesterol tem sido associada a eventos cardiovasculares adversos, incluindo o acidente vascular cerebral (derrame) e o infarto do miocárdio. Uma dieta baixa em sal, segundo pesquisa, pode causar um aumento significativo (>10%) no colesterol e no LDL colesterol14. Por outro lado, a baixa ingestão de sal aumenta a resistência insulínica e, consequentemente, um aumento nos níveis de insulina e portanto um aumento na predisposição ao diabetes12.

Quando está em baixa no organismo, a deficiência do sal é capaz de aumentar em 400% o risco de infarto do miocárdio, de acordo com dados da pesquisa MRFIT, feita com 361.662 homens15. Em outro estudo, 2.937 indivíduos hipertensos foram avaliados conforme sua ingestão de sal. Os com baixa ingestão de sal apresentaram um aumento de 430% no risco de infarto do miocárdio, em comparação aos que consumiam sal sem nenhuma restrição6.

A habilidade dos rins em eliminar o sódio está relacionada com o sistema renina-angiotensina-aldosterona, que regula a excreção e a absorção de sódio nos rins, suor e trato digestório. A insulina, por sua vez, é o hormônio que envia o comando para os rins, com a finalidade de reabsorver sódio16.

Portanto, quando as pessoas são submetidas a uma dieta baixa em carboidratos, elas eliminam mais fluidos do que o normal. O aumento de carboidratos na dieta eleva os níveis de insulina e eleva a retenção de sódio. Uma dieta baixa em sal gera um aumento de insulina e da resistência insulínica com retenção de sódio e fluidos17. Esse talvez seja o motivo da dieta hipossódica estar associada a um aumento de mortalidade em pacientes diabéticos9.

O sal, curiosamente, é um agente importante na destoxificação do corpo, especialmente nos casos de toxicidade relacionada ao bromo, que pode causar desde delírios até quadro clínico de esquizofrenia18. O bromo é um elemento indesejável para a fisiologia humana.

O bromo e o cloreto competem pela excreção renal. Portanto, quando ocorre uma diminuição de cloreto no organismo, como no caso de uma dieta hipossódica, haverá concomitantemente uma maior absorção de bromo nos rins e, com isso, um aumento da vida média do bromo no sangue.

Estudos feitos em ratos têm demonstrado que uma dieta hipossódica pode aumentar a vida média do bromo no sangue em até 733% (de três para 25 dias)19. Isso, certamente, interferirá na funcionalidade tireoidiana, levando a um quadro clínico de hipotireoidismo.

Diante de todas essas informações, as conclusões pragmáticas dessa avaliação correspondem a:

Os sais não são iguais. O sal integral tem um poder alcalinizante oito vezes superior ao sal de mesa e aproximadamente 80 minerais importantes para a fisiologia humana;
A redução do sal na dieta afeta quase nada os níveis pressóricos e não constitui uma abordagem terapêutica muito útil no tratamento da pressão alta;
Dieta baixa em sal leva a um aumento indesejável da resistência insulínica e a um aumento significativo de colesterol e LDL-colesterol;
Reduzir a ingestão de sal na dieta não é a solução e tudo indica que pode causar problemas adicionais de saúde;
O sal é um agente destoxificante que contribui para o bom funcionamento corporal e manutenção da homeostase;
Assim como o oxigênio e a água, o sal é essencial à vida. Devemos ter cuidado para não criar um quadro de hiponatremia (deficiência de sódio), utilizando uma dieta muito baixa em sal.
A decisão de como proceder daqui por diante está em suas mãos. Lembre-se sempre de consultar seu médico e/ ou nutricionista antes de mudar seus hábitos alimentares. Recomendo que leve um impresso deste artigo.

http://www.lairribeiro.com.br/sal-ingerir-ou-nao-ingerir-vilao-ou-heroi/

2607 kcal Gord: 223,70g | Prot: 79,70g | Carbs: 72,61g.   Almoço: Arcor Chocolate Amargo 70% Cacau, Carne de Vaca da Capa de Filé (Cortada até 0,3 cm de Gordura), Seara Lingüiça Calabresa. Jantar: Arcor Chocolate Amargo 70% Cacau, Andorinha Azeite de Oliva Extra Virgem, Repolho Verde, Danubio Cream Cheese Tradicional, Frimesa Nata, Arcor Chocolate Amargo 70% Cacau, Apti Gelatina sem Sabor, Coco Seco. mais...

7 Apoiadores    Apoio   

Comentários 
Eu passei a usar apenas sal rosa do himalaia...Além de possuir menos sódio, não é desprovido dos seus minerais característicos, ao contrário do sal refinado. 
05 mar 17 por membro: Aerroc
É isso aí! Em mais detalhes aquilo que eu havia dito. Sal é fundamental ao organismo, além de tudo isso descrito neste texto por Dr. Lair Ribeiro, que menciona a pesquisa feita pelo presidente da Federação Mundial de Cardiologia Dr Salim Yussuf, ainda há que se considerar que sem sal a pressão sanguínea não se equilibra. O sódio é um nutriente essencial que o corpo não consegue produzir e é necessário para sobrevivermos. O cloro é vital para uma boa saúde pois preserva o equilíbrio da acidez no corpo, ajuda na absorção de potássio, fornece a essência dos sucos digestivos e aumenta a capacidade do corpo transportar o dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. Ou seja, sem sal a pessoa morre! Mas isso é um sinal verde para ingerirmos muito sal? De jeito nenhum! O consumo de sal tem que ser moderado, porque o excesso de sal é tão prejudicial e expõe o organismo a riscos tanto quanto a ausência dele. Moderação é a chave, e o uso de sais naturais, como saíram da natureza, sem passar por processos de refinamentos,o sal marinho ou rosa do himalaia. A enorme má fama do sal dos últimos tempos se deve às pesquisas anteriores, todas feitas com o sal de cozinha refinado, aí é veneno puro. Muito boa sua postagem, @Davydcabral! :) 
05 mar 17 por membro: Visecret
totalmente errado, isso ai e que grupos especificos querem que voce acredite, nenhuma tribo selvagem tem Sodio sem ser dos alimentos nada , todo o Sodio vem do alimento, isso e outra mentira que querem passar para o pessoal se encher de sal e gordura de monte , isso e outra pegadinha que o povo esta caindo e feio. vai na africa comer uma carne grelhada com sal grosso.ou aqui mesmo no brasil indios selvagens no amazonia veja se eles colocam sal no peixe deles. todos os alimentos principalmente os proteicos tem sodio , mais nosso paladar esta acostumado a muito sodio. veja o emeplo brasileiro (Pedro Bial o problema de saude que ele teve , preocure na net oque ele disse que o cafe da manha dele era ovos e bacon quase todo dia , todas as Arterias do cara estavam intupidas ele descobriu num exame de rotina e ficou internado para colocar stents coracao e ele e magro) nos USA o mais famoso eo Bill clinton que virou vegetariano o problema dele e que ele estava gordo na epoca e teve 2 infartos, 
05 mar 17 por membro: usemacosx
Isso mesmo Davyd!  
05 mar 17 por membro: BellyNunes
Então, após a leitura desse texto e aquisição desse conhecimento, podemos usar nossa inteligência e utilizar o sal integral como complemento alimentar, por exemplo, sabemos que devemos consumir entre 500 a 2000 mg se sódio por dia, então não podemos comer 300g de couve flor que tem de maneira natural quase 1000 mg de sódio e ainda tacar sal kkkkkkkk basta equilibrar a ingesta do sal no dia a dia... 
05 mar 17 por membro: davydcabral
A minha dúvida sobre o sal interferir na insulina em fim foi sanada com esse texto, a falta de sal pode causar alta liberação de insulina que dificulta a perda de peso... 
05 mar 17 por membro: davydcabral
É isso mesmo @Davydcabral, saber que o sal é necessário ao organismo, não é se encharcar de sal, é equilibrarmos o consumo. Manter o mínimo necessário para o bom funcionamento do organismo, as 5g. É o ideal. 
05 mar 17 por membro: Visecret
Visecret TOP sua interpretação e conhecimento! Nós ajuda muito. 
05 mar 17 por membro: BellyNunes
@Usemacosx e @BellyNunes, tem que interpretar essa orientação sobre a importância do sal para o organismo, à luz do que ela de fato quer dizer. O sal necessário ao funcionamento do organismo dos indígenas, esquimós e povos Masai da África, ou, qualquer outro povo nômade, coletor ou caçador, provém do consumo de raízes e caça em grande escala. A dieta diária desses indivíduos contém de 4 a 5 gramas de sal, presente nos alimentos apenas. Quando os índios Yanomamis foram estudados por um grupo da UFRJ que participava de um estudo multicêntrico de populações isoladas, chamado INTERSALT, constatou-se que eles consumiam 4 a 5 gramas de sal diariamente. Ou seja, os índios consomem a mesma quantidade de sal recomendada para nós: 5g é a recomendação para nós consumirmos. Dá pra escolher, ou comemos quilos e quilos de carne fresca e raízes como os povos coletores, ou equilibramos o consumo de sódio somente com alimentos diários somando a quantidade de sódio em cada um que ingerimos,ou mantemos nossa alimentação urbana o mais natural possível acrescentando algumas gramas de sal a ela. O que não dá é comermos como a maioria dos ocidentais come, muito mais que 5g diárias de sal, principalmente por causa da ingestão de industrializados e embutidos, pois, se comermos mais comida natural, e, não comendo a quantidade de carne e raízes que os índios comem temos que acrescentar sal aos alimentos, é claro que respeitando o limite máximo de 5g diárias.  
05 mar 17 por membro: Visecret
Demonizaram o sal por muito tempo. Sal também é necessário, gente!  
05 mar 17 por membro: martamellogoncalves
Quem faz cetogênica é importantíssimo o consumo de sal já que a excreção do minerall é muito grande devido a ingestão excessiva de água. A falta de sal acarreta a perda de potássio celular, logo, a falta de sal fará com que você tenha perda de massa magra. 
05 mar 17 por membro: WRSA_Willian

     
 

Submeter um Comentário


Você deve iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de davydcabral


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.