Jornal de Lili.li.li, 16 mar 24

Páscoa sempre será a época do ano que mais gosto. A criança que mora em mim, não mudou, ainda se emociona ao passar pelo "teto doce e colorido" no supermercado. Carrego, desde a infância, a paixão pelos ovos de Páscoa. Para a maioria das pessoas é apenas chocolate, mas para outras há uma magia em separar aquelas bandas e ver o segredo que o ovo carrega.

Uma enorme frustração minha foi nunca conseguir, no domingo de Páscoa, abrir um ovo. Via nas outras casas a gaveta de verduras, da geladeira, com aquele papel metalizado, denunciando que horas antes a mágica havia acontecido. Era desalentador não poder viver essa experiência!

Agradeço muito que, todos os anos, nunca me faltou o ovo. No entanto, sempre abri antes do domingo, então no grande dia só havia caixa de chocolate e coelhinho. Assim como no Natal, que esperamos ganhar presente dia 25, desejava abrir um ovo no domingo de Páscoa. Por isso, eu resolvi me planejar para concretizar o meu sonho. Após mais um domingo sem ovo, decidi que na próxima Páscoa seria diferente!

Foi em 1995, tinha 13 anos, quando resolvi poupar para comprar muitos ovos e, desta forma, conseguir, finalmente, experimentar a sensação de abrir um ovo, no domingo!

Só um adendo, essa história só foi possível por causa do Plano Real. Porque, antes, era inconcebível juntar dinheiro, devido à desvalorização da moeda. Os mais jovens, graças a Deus, nunca saberão o que foi viver na hiperinflação dos anos 90. A maioria das minhas lembranças são no supermercado. Era a obrigatoriedade da feira mensal e o som da maquininha reajustando os preços constantemente nas prateleiras. O dinheiro não tinha valor e piorou com o confisco das poupanças!

Foi um milagre, termos saído daquela catástrofe econômica. Ainda guardo uma cédula de 5.000 cruzeiros e várias moedas daquele período tenebroso! Não esqueço a URV, a conversão para o Real. Logo no começo não parecia verdade, os preços permaneciam, por semanas e meses, os mesmos!

Adorava quando minha mãe contava sobre a época do Sarney, dessa fase não recordo. Era surreal o gado ser escondido no pasto, desabastecimento, os "fiscais do Sarney" etc. Saudades de ouvir mainha contando sobre o boato que faltaria sal. Dezenas de mulheres, no supermercado, se atracando com pacotes, para não ficar sem, enquanto o funcionário gritava, as chamando de doidas, porque o sal não ia acabar! No final, o estoque foi zerado!

Eita! Já comecei a fugir da história. Então, voltemos para 1995, quando determinei que a próxima Páscoa seria: a melhor de todas! Nunca recebi mesada, mas sempre havia um troco que eu podia ficar, um dinheiro no aniversário e no Natal ou quando meu pai, zero compromisso com os filhos, o famoso ausente entrega uma quantia para compensar a negligência ou aliviar a consciência. Portanto, juntei, durante aquele ano, todo o dinheiro que consegui. Não tenho nenhuma ideia de quanto amealhei, mas foi uma boa grana, pois no ano seguinte pude esbanjar!

Enfim, 1996 chegou, contei os dias para o Carnaval acabar, pois não demoraria para as lojas serem invadidas pelas armações de madeira, que tornariam possível suspender as centenas de ovos, criando o cenário mais encantador, para quem ainda tem alma de criança.

Finalmente, após duas semanas dos ovos dispostos, decidi que chegara o tão aguardado momento. Queria comprar com calma, sem enfrentar uma loja abarrotada. Como eu planejava adquirir uma grande quantidade, achei que seria bom que alguém fosse comigo para ajudar a carregá-los. Convidei minha irmã, que aceitou ir às Lojas Americanas.

Ao chegar, o coração acelerou, estava prestes a realizar o maior sonho da minha vida! Peguei uma cestinha e iniciei "os trabalhos". Estava tão imbuída na minha missão, que nem reparei que minha irmã sumiu. Então, continuei escolhendo entre tantos tamanhos, tipo e marcas. Posteriormente, minha irmã ressurge. Ela traz consigo um item que em nada se assemelhava a um ovo de Páscoa. Então, pergunta se eu não poderia comprar um top de ginástica! Não gostei muito, mas consenti, pois poderíamos, agora, focar no "nosso" objetivo. Certo, voltei minha atenção aos ovos, e não é que minha irmã sumiu de novo! Claro, agora ela estaria me ajudando a decidir entre tantas opções. É curioso quando queremos nos enganar!

Ela voltou e, desta vez, tinha um short de ginástica, nas mãos, e, novamente, desejava que eu pagasse. Contrariada, aceitei! Todavia, agora bastava, viemos comprar ovos, realizar meu sonho! Iria prosseguir selecionando os ovos, quando notei que ela se escafedeu! Literalmente sai correndo, fui direto a fila do caixa. Fiquei torcendo para chegar logo a minha vez e que minha irmã não me encontrasse.

Para minha infelicidade, houve tempo suficiente para ela me achar. Resignada assisti ela se aproximando, demonstrou surpresa de eu estar na fila, pois ficou me procurando na loja. Como não poderia deixar de ser, carregava mais uma coisa, agora o pedido era para um sutiã! Sem saber dizer não, com muita raiva, concordei!

Chegamos a casa, mesmo com o contratempo de levar comigo alguém que não compartilhava do mesmo anseio, estava satisfeita! No meu quarto havia 3 prateleiras bem compridas, escolhi a do meio e passei a alinhar os ovos. Pareciam até troféus, como os recebidos pelos meninos no futebol. Exibi com o mesmo orgulho que fazem com as medalhas de natação. Foram 9 ovos, entre médios e grandes, além de uma barra de cobertura da Garoto de 1 kg.

Estava realizada, teria a melhor e maior Páscoa de todos os tempos! Ah, comprei a barra para não haver perigo de comermos os ovos antes da hora. E como planejado abri a barra, minha mãe pedia um pedacinho, minha irmã idem, porém o meu pedaço não era pequeno. Por isso, em cerca de uma semana, não havia mais nada!

Então, nós dias seguintes, comecei a ser pressionada a abri um dos ovos, pois elas queriam um pedacinho. Havia tantos, o que custava? Elas diziam isso. Cedi à insistência e abri. Como dito, elas só queriam um pedacinho! O problema é que eu acabava comendo restante depois.

Não demorou para o segundo ser aberto, assim como o terceiro. Do quarto ao Nono foi um pulo! Portanto, no final, de nada adiantou ter comprado tantos ovos, não consegui abrir nenhum ovo no domingo de Páscoa. Esforcei-me tanto para minha mãe e irmã terem arruinado tudo!

Pensei assim durante quase 2 anos. Foi quando resolvi fazer uma surpresa para minha irmã. Não lembro o que ela fez, mas foi algo bem bacana, então decidi que compraria um ovo para presenteá-la. Em 1998, em uma missão secreta, fui ao supermercado e comprei, sem levantar suspeitas da minha mãe, que estava junto, um ovo Batom Garoto.

Deixei dentro do meu guarda-roupa. E passei a tarde toda indo olhar o ovo. Era o meu segredo, pena que naquela mesma tarde eu não me contive e comi o ovo! Fiquei chateada, mas tudo bem! Pois, eu compraria outro ovo e ficaria tudo certo.

Na semana seguinte, fui às lojas Americanas e comprei outro ovo Batom. Com todo sigilo que a operação pedia, escondi, novamente, no meu guarda-roupa. Esse ovo durou pouco mais de 24 horas, também comi. Fiquei bem desgostosa, mas não desisti de dar esse presente. Um tempo depois voltei às lojas Americanas e comprei, pela terceira vez, o ovo Batom Garoto. Não recordo em quanto tempo, apenas que ele teve o mesmo fim dos demais. Fiquei péssima, eu era incapaz de me controlar. Ao menos, ninguém saberia.

Só não contava que, naquele domingo de Páscoa, sentiria muita culpa. Não tinha nada para dar a minha irmã, queria demonstrar o quanto eu a apreciava. Então, resolvi mostrar o quão grande era a minha boa intenção. Peguei, no guarda-roupa, os papéis dos ovos e fui à sala externar todo o meu carinho e admiração.

Não faço ideia o que eu tinha na cabeça, o que eu esperava que fosse acontecer. Entretanto, jamais pensei que seria tão desmoralizada quanto fui. Ouvi mil xingamentos, além de ter escutado que deveria ter entregue no momento que comprei. Quando retruquei que eu queria fazer uma surpresa, no domingo de Páscoa, mais ofensas não faltaram!

Aprendi muitas lições, a principal é que a intenção não conta, quando se trata de chocolate! Foi importante, também, para que eu retirasse a responsabilidade que atribuí a elas por terem estragado minha Páscoa perfeita. Estaria repetindo, não duvido, até hoje, que destruíram meu sonho, enquanto que o problema não residia em um "pedacinho", mas em que comia o resto! Era um simples desejo "infantil", que nunca encontrou meios para ser concretizado, você não ter controle é horrível!

Só um esclarecimento, naquela época, o chocolate era muito bom e acessível. Hoje, os ovos carecem desses atributos, sabor horrível e um absurdo o preço. Desejo a todos uma feliz Páscoa!

1172 kcal Gord: 45,35g | Prot: 66,04g | Carbs: 133,47g.   Café da Manhã: Banana Prata, Banana Prata. Almoço: Quinoa, Sementes de Linhaça, Gergelim, Sementes Chia Secas, Feijoada. Jantar: Óleo de Soja, Charque, Quinoa, Sementes de Linhaça, Gergelim, Sementes Chia Secas, Sopa de Legumes. Lanches/Outros: Mamão Formosa, Banana Prata, Castanhas de Caju. mais...
3649 kcal Exercício: Bicicleta Ergométrica (Bike) - 1 hora, Descansar - 17 horas, Caminhadas - 1 hora, Dormir - 5 horas. mais...

42 Apoiadores    Apoio   

1 a 20 de 29
Comentários 
Lili, adorei!!!! O plano Real de fundo foi ótimo! URV! Acho sua irmã muito cruel, e lembra a dinâmica de relacionamento que eu tenho com a minha irmã. E tem que lembrar que ela não deveria reclamar de nada, pois 2 anos antes vc deu um conjunto de ginástica e um sutiã pra ela!!! Adorei vc ter mencionado que chocolate antes era mais gostoso. Eu tb acho. No século passado qualquer chocolate era bom. Hoje em dia, é só químico marrom com açúcar sei lá do quê. Mesmo os chocolates ditos gourmet decaíram em qualidade. Desejo muito que alguém te dê um ovo num domingo de páscoa com muito carinho quando vc terminar a sua jornada alimentícia. Quando terminar. Pq tem gente ruim que aparece pra dar comida hipercalórica só pra tentar sabotar a dieta da gente. Mas tem que ser no domingo de páscoa! rsrsrsrs 
16 mar 24 por membro: Damashii
Damashii, não! Minha irmã é maravilhosa, um presente de Deus na minha vida! Brigamos aos montes na adolescência, isso foi apenas uma das muitas histórias que temos. Ela é incrível, desde nova ajuda tanta gente! Uma vez, um guardador de carros foi atropelado, em frente ao nosso prédio, ela ficou lá e foi com ele na ambulância. Quando mainha chegou em casa, e soube, ficou enlouquecida, porque ela era apenas uma adolescente. Foi difícil crescer ao lado dela, porque ela é muito inteligente e super prendada, borda lindamente, costura, faz artesanato etc. Ela é demais! Foram tantas e tantas vezes que ela já me defendeu, não aceitava que ninguém me desmerecesse! Tenho enorme gratidão a minha irmã! Sou bem dramática com doces, mas também ela não coopera. Lembra daquele chocolate surpresa da Nestlé? Que tinha os cartões com dinossauros, em uma época foi sobre planetas. Eu estava colecionando, cada barrinha de chocolate custava 50 centavos. Comprei duas, uma minha e outra para ela. Abri meu chocolate, cartão repetido, ela abre e está lá o planeta Terra, que eu não tinha! Vendeu-me por 2 reais a figurinha do chocolate, que eu dei a ela! Aprendi uma valiosa lição, nunca mais entreguei nada, que eu tivesse interesse, sem abrir antes! Apenas histórias... tenho outra curtinha! Minha irmã estava com dinheiro e disse, no supermercado, que eu poderia escolher qualquer pote de sorvete, com a condição que fosse de fruta! Eu cheguei, toda feliz, trazendo um pote de morango, ela disse: "esse não!". Argumentei ser de fruta, mas ela estava irredutível. Troquei por um pote de coco, novamente reprovado! Voltei com um de cajá, que foi aceito. Óbvio, ela sabia que tanto morango quanto coco eu comeria sem problema! Porém, com as outras frutas seriam um suplício o consumo. 
16 mar 24 por membro: Lili.li.li
Lili, eu realmente adoro suas histórias! Vc precisa escrevê-las e mandar pra um editor. Todo mundo aqui nesse forum já te disse isso!!! Sobre a irmã, entendi. Acho que projetei a minha irmã, que eu tb adoro mas que tem lá suas dificuldades em evoluir, me entende? rsrsrsrs. Vou te contar uma de sorvete da minha irmã, nos anos 90: ela comprou uma caixa de sorvete chique que vinha em bolas, era tipo um tiramisu ou bolo de sorvete em formato de doce, nunca mais vi desses, mas antigamente existia. E deixou na geladeira. Moravamos eu, ela e nosso irmão juntos. Minha irmã, sempre magérrima e vivia numa dieta eterna de musli com iogurte e alface. Meu irmão e eu, glutões, hoje meu irmão é bariatrico. Ela nunca estava em casa. E eu abria a porta da geladeira e era uma tortura aquilo. Passou-se 50 dias contados aquele sorvete intacto no congelador. Tinham 16 bolas. Chegou no 51 dia, eu não resisti e comi uma. Geeeente, foi um quebra pau horroroso. Eu até ofereci pra pagar uma caixa, eu tinha dinheiro, mas ela tava mais focada em me detonar... rsrsrs...  
16 mar 24 por membro: Damashii
Lili, que linda história... Sou nova aqui 
16 mar 24 por membro: silcantiliano25
Damashii, fiquei tão preocupada em defender minha irmã, pois não quero que ninguém pense mal dela (porque ela é boa de verdade!), que nem comentei as outras coisas... sim, antes os chocolates eram tão bons! E o peso da barra era 200 g! Uma vez, nas Americanas, vi uma adolescente ficar admirada com o tamanho da barra de 150 g, para ela era enorme, me controlei para não dizer que antigamente ainda tinham mais 50 g! É patética essa redução no peso para mascarar o aumento do produto! Temos que estar sempre vigilantes, especialmente com o papel higiênico, muitas vezes a embalagem mais barata, na verdade, ao invés dos 30 m traz 20 m. Só de pensar que antes o rolo tinha 40 metros! Pretendo eu mesma me dar esse mimo, quando a hora chegar! Vou comprar, acho que em 2026, um ovo de Páscoa e terei o prazer de abrir no domingo e, assim, minha criança interior terá a paz que merece. Fiquei chocada com sua irmã e admirada com seu autocontrole, aguardar 50 dias! Horrível ter tantas bolas de sorvete e fazer questão por uma. Gente mesquinha, infelizmente, aprende com a vida, muitas vezes de uma forma dolorosa.  
17 mar 24 por membro: Lili.li.li
silcantiliano25, obrigada! Seja bem-vinda a esta comunidade! Aqui, as pessoas nos motivam e apoiam. O ambiente é incrível, pois todos estão imbuídos no mesmo propósito. No mundo real há muito julgamento e olhares de reprovação, neste espaço encontrei acolhimento e pessoas que entendiam, por vivenciarem, o quanto é penosa a luta para emagrecer. 
17 mar 24 por membro: Lili.li.li
EuSouMagra, muito obrigada! 
17 mar 24 por membro: Lili.li.li
Achava que só eu era assim! Eu também não conseguia guardar chocolate por nada. Enquanto eu sabia que tinha, não ficava em paz. Tinha que comer tudo de uma só vez. Toda vez ia ao mercado de fazia um "estoque" para vários dias, não durava 1 dia. Por umas três vezes na vida consegui eliminar o açúcar por umas três semanas, daí não sentia mais vontade. Acreditava que estava curada e voltava comer aos poucos, até ficar viciada novamente. Meu problema maior sempre foi o chocolate. Fui uma vez em Gramado e voltei cheia de chocolate para presentear várias pessoas, porém no retorno da viagem vim comendo aos poucos, quando cheguei não tinha praticamente nada! Acho tão bonito as pessoas que comem um quadradinho por dia e está tudo bem assim. Comigo só funciona quando elimino de vez. Estou há dois meses sem chocolate e quase zero de açúcar e dessa vez não vou correr o risco de experimentar só um pedacinho, já sei onde vai dar isso. Sinto vontade? Não! vou comer pra que então? Adoro os seus textos!  
17 mar 24 por membro: kelly_kdg
Na época do Sarney carro semi novo chegou a valer mais que o zero por causa que tinha fila de espera(comprei com ágio ai o carro magicamente aparecia rss e cheguei a pagar ágio também pra poder comprar leite para os meus filhos (pegava as caixas escondido no mercado do Shopping Eldorado em SP realmente foi uma época muito difícil! 
17 mar 24 por membro: FJMPontes
kelly_kdg, muito obrigada pelo elogio. Gosto muito desta comunidade, é bom sabermos que não estamos sós, que há outras pessoas que enfrentam a mesma coisa e entendem como é difícil resistir a um doce. 
18 mar 24 por membro: Lili.li.li
FJMPontes, sinto muito pelo que você passou naquele período! Foi tenebroso, pelo que minha mãe contava. Ela também sofreu com o leite, agradecia muito que minha tia conseguia comprar e nos enviava as caixas. Não sabia dos carros, obrigada por compartilhar!  
18 mar 24 por membro: Lili.li.li
Baita copy!👏🏼 Se não faz dinheiro escrevendo, tá perdendo, heim! Escreve muito bem 
20 mar 24 por membro: Débora Prá
Lili, quantas pessoas precisam dizer pra vc que vc tem talento pra literatura pra que vc junte suas histórias e mande pra uma editora? 500? Porque só aqui no fatsecret eu já contei umas 50. Até vc terminar a dieta, vai bater a meta e vc deveria muuuuuito escrever um livro.  
20 mar 24 por membro: Damashii
Débora Prá, muito obrigada! 
20 mar 24 por membro: Lili.li.li
Damashii ❤️ 
20 mar 24 por membro: Lili.li.li
caramba Lili, que história. chocolate também é algo difícil pra mim, mas a relação é meio doida. eu tenho uma gaveta cheia deles - e tudo bem, não como. mas se não tem, me dá um desespero e uma compulsão absurda. ele precisa existir. mas voltando a você, acho que ao mesmo tempo quando quis dar pra sua irmã os papéis, não foi uma provocação, foi um pedido de ajuda - não ter resistência, ainda mais quando vc quer agradar quem admira, é um sofrimento terrivel e você era uma adolescente. como você de sente hoje diante disso? vc se sente mais forte? compartilha conosco. 
22 mar 24 por membro: brunassilvas
Eu também sou fanática por ovos de Páscoa… engraçado que não faço nenhuma questão de chocolate, mas quando chega a Páscoa eu fico a louca do Ovo … acho que seja uma questão de simbologia !! 
22 mar 24 por membro: Nanda_Magra
Ps eu só abro no domingo de Páscoa inclusive tem dois de 560g lá na geladeira e eu não entreguei ao dono o 2. Pq sei que ele abre, então só entregarei no domingo l, para não ter perigo  
22 mar 24 por membro: Nanda_Magra
brunassilvas, zero provocação, queria mesmo dizer: "te amo muito, comprei para você!". Porém... foi incontrolável esse desejo e foi assim por muitos anos. Hoje, sim, consigo respeitar o dono de um doce presente. Quer dizer, antes de outubro de 2023, respeitava, porém sofrendo muito. Um tempo atrás, comprei 2 ovos de Páscoa para meus sobrinhos, infelizmente, eles não puderam visitar. Tive que ficar, todos os dias, olhando para aqueles ovos até o final de agosto, quando finalmente os comi, poque iriam estragar. Chocada com seu autocontrole de tê-los e não comê-los. 
23 mar 24 por membro: Lili.li.li
Nanda_Magra, que fofa, você também é tocada pela magia da Páscoa! E, ainda, só abre no domingo, que sonho! Você deveria ter ficado responsável pelos meus ovos, assim eu teria, de fato, a melhor e maior Páscoa de todos os tempos! Graças a Deus, você garante que os outros terão o prazer do ovo no domingo! 
23 mar 24 por membro: Lili.li.li

     
 

Submeter um Comentário


Você deve iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de Lili.li.li


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.