Jornal de Vilma2012

1 a 2 de 2

23 abril 2017

23 de Abril de 2017

Estou com 95,6 aproximadamente. No ano que se passou cheguei a 88,6, mas reduzi drasticamente a minha ingestão de carboidratos (mesmo os ditos "bons") e consegui desengordurar um pouco. Mudei alguns hábitos, por exemplo, minha ingestão de guloseimas a base de açúcar ou farinha branca é muito eventual (uma vez por mês, aproximadamente) e minhas comilanças estão cada vez menores. Por exemplo, me satisfaço com uma lambida de algo engordativo. Antes comi uma, duas ou até três bolinhas de amendoim, hoje 1/5 delas me é suficiente, assim como uma colherada de uma manga, um bago de uva. Mas frequentemente tenho crises de compulsão e não consigo parar de comer. Ainda que sejam coisas permitidas, eu como sem parar e isso me impede de emagrecer.

Tenho desenvolvido estratégias para lidar com essas comilanças. Primeiro, percebi que ficar com fome me leva ao descontrole, assim como estar estressada e comer coisas muito doces, ainda que adoçadas com adoçante artificial. Então meus principais cuidados agora é me manter calma, evitar o sabor excessivamente doce e carboidratos simples, como o de batata, pão e milho. Procuro também ingerir gordura em todas as refeições: a gordura dá sensação de saciedade e energia. Notei que quando estou com fome, minha mente fica dispersa e eu sinto fraqueza e enjoo, mas a gordura me mantem alimentada e funcionando bem por pelo menos cinco horas.

Faz cerca de uma semana (desde que acrescentei gordura nas refeições) que não tenho crises compulsivas, mesmo estando ansiosa, o que acontece na maior parte do tempo.

09 maio 2016

No começo de Dezembro de 2016 eu pesava mais 117,00 para os meus humildes 1,52m. Depois da última vez que eu havia me pesado, eu já tinha engordado e tinha parado de me pesar.

Com relação a meus hábitos alimentares, eu comia pelo menos uns três salgadinhos fritos todos os dias de segunda a sexta e tentava equilibrar me entupindo de frutas (nunca contei, mas acredito que eram bem mais que dez por dia). Nunca gostei muito de carne, mas não controlava a gordura.

Então passei um mês no hospital, com infecção urinária, retirada de órgão e complicações da cirurgia. Quando sai, pesava 89,7, tinha emagrecido oficialmente 28 quilos e com diabete e pressão alta galopantes.

No hospital adquiri novos hábitos, conheci pessoas que sabiam mais sobre alimentação saudável do que eu e me interessei pelo assunto. Quando voltei para casa, troquei todos os meus alimentos habituais por versões mais saudáveis e inseri novos alimentos. Reduzi drasticamente a farinha de trigo branca, o açúcar e frutas e inseri novos alimentos, como sementes, castanhas, cereais e grãos.

Pesquisei receitas em sites de culinária macrobiótica, vegana, indiana, japonesa para aprender a cozinhar de uma maneira mais saudável sem perder o sabor e a variedade.

Neste meio tempo tenho tido dificuldades com o açúcar. Primeiro troquei tudo por adoçante, depois cheguei a conclusão de que estava trocando um lixo por outro, depois e passei a usar açúcar de coco, mascavo e melado, depois percebi que eles detonam crises compulsivas e novamente substitui por adoçante artificial, porque ainda não aprendi a viver sem açúcar.

Meus adoçantes favoritos são Aspartame para bebidas e pratos prontos, e Sucralose, para os demais pratos.

Minha compulsão por doces é controlada com um brownie de feijão, batata doce e farinha de coco que fica excelente e tem bastante amido resistente, mas ele fica ruim com sucralose, e tenho perdido o tesão de comê-lo.

As vezes roubo uns tequinhos de chocolate branco, mas nada preocupante.

Quatro dias atrás eu me pesei e vi que estava com 92,6 kg, ou seja, tinha engordado 2,9 kg com relação ao peso que eu tinha saído do hospital.

Ontem era dia das mães e fui convidada para uma feijoada. Comi pouco, mas dois pedaços de banha que caíram no meu estômago como uma bomba atômica em Hiroshima. Rolei de dor de estômago e vomitei a noite inteira.

Hoje pela manhã me pesei, estava com 90,6 kg, ou seja, tinha emagrecido dois quilos com relação ao meu peso anterior e ganho 900g com relação ao peso com o qual eu sai do hospital em janeiro, o que considero normal, uma vez que estive em período de convalescência.



***RESUMO DO DIA***

FRUTA (3 PORÇÕES)
1 banana
1 cs de passas
1 porção de melão
2 cs de frutas secas misturadas (figo, passas, maçã)

*Poderia ter cortado uma das porções de frutas secas. Posso também retirar as passas da banana.


VEGETAIS (2 XIC POR DIA)
1 1/2 xic de brócolis
1 1/2 xic de abóbora cozida (doce sem açúcar)
2 cc de inhame cozido
2 cc de vagem cozida
2 cc de cenoura cozida
2 cc de polpa de berinjela

*Não está muito fora e vou manter.


CASTANHAS E GORDURAS (1 CS POR DIA)
1 castanha do pará e meia
1 cs de pasta de amendoim sem açúcar
1 cc de gergelim
1 cS de azeite de oliva
1 cc de óleo de coco

*Vou tirar a castanha das bananas, no café da manhã, e alternar como lanche com a bolinha energética (pasta de amendoim com gergelim e linhaça, óleo de coco, aveia e passas).


PROTEÍNA (2 PORÇÕES DE UMA MÃO FECHADA POR DIA)
2 cs de pst
1 xic de leite integral
2 cs de molico
3 cs de iogurte
1 salsicha de peru light
50g de queijo bola
2 sardinhas pequenas sem óleo

*Optar entre o queijo e o leite. Cortar a linguiça, assim, café com leite como lanche, 1a. proteína pst, 2a. proteína sardinha cozida


CARBOIDRATOS (3 CS + 3 CS + 3 CS)
2 cs de farelo de aveia
3 cs de aveia em flocos finos
8 biscoitos de arroz integral camil
1 cs de chia
1 1/2 xic de macarrão
1 cs de maisena

*Quantidade suficiente de aveia. Trocar biscoito de arroz por fatia de pão integral e o arroz por 2 cs de cereal. Macarrão comum e maisena devem ficar fora.


EXTRAS
1 cc de café instantâneo



***PLANEJAMENTO PARA AMANHÃ***


CAFÉ DA MANHÃ (6 HORAS)

1 banana com 2 cs de farelo de aveia, 1 cs de pst, 1 cs de passas, 1 cs de chia e 1 castanha do pará


LANCHE (10HS)

1 ovo cozido


ALMOÇO (13HS)

4 bolinhos de carne moída com pão integral
1 xic de verdura ou legume cozido
1 porção de frutas



LANCHE 2 (16HS)
1 bolinha energética de amendoim, gergelim, linhaça, óleo de coco, aveia e passas


JANTAR (20HS)

2 sardinhas cozidas
salada de repolho com cenoura
1 fatia de pão pão integral com sementes


CEIA

1 caneco de café com leite



Peso: Perdidos até agora: Ainda faltam: Dieta seguida:
90,6 kg 0 kg 10,6 kg Não Aplicável


Histórico de Peso de Vilma2012


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.