Jornal de Roses Killer

16 a 20 de 54
Página:   Anterior  1   2   3   4   5   6   7   8 ...  Seguinte

30 julho 2015

29 julho 2015

RECEITA DE HAMBÚRGUER GOURMET

Então, galera, o hambúrguer gourmet é bem simples de fazer, mas não existe receita, o que existe é conhecimento da carne para o preparo ou uma "fórmula" de quem entende dos cortes.

Primeiramente vamos entender as carnes:



Cortes de segunda (acém, peito, músculo, paleta, costela dianteira): são as carnes dianteiras do boi (exceto músculo, que tem o traseiro também), pobres em umidade (pouco irrigadas), firmes e de sabor acentuado. Acém, músculo, paleta são magras, peito e costela, gordas.

Cortes de primeira (patinho, fraldinha, picanha, coxão mole, coxão duro, contrafilé e filé mignon): são as carnes traseiras do boi, bastante irrigadas, com gordura entremeada e de sabor suave.

Gordura (do peito, da costela, da picanha ou, se quiser, até bacon que nem é de vaca, é de porco): é a parte que o açougue às vezes nem cobra se você pedir, serve para realçar o sabor de qualquer alimento e ajuda na irrigação (umidade) da carne.

O hambúrguer tem que ter sabor acentuado, umidade, gordura e firmeza. Mas nenhum corte proporciona isso adequadamente. Não sozinho! Para isso, você deve escolher um mix de carnes de primeira (irrigação e realce de sabor), segunda (sabor e firmeza) e gordura (firmeza e realce de sabor).

Um bom hambúrguer não pode ser seco e nem escorrer gordura. Uma boa quantidade gira entre 15 a 25% de gordura, sendo 20% o mais adequado, saboroso, firme, úmido...

Agora, como se faz isso?

Vá até o açougue, peça para ele separar de três a quatro cortes sendo 1/4 carne de primeira, 1/4 carne de segunda, 1/4 carne da sua preferência (de segunda, para mais sabor, ou de primeira, para mais umidade, pode repetir um dos cortes que escolheu anteriormente), pouco menos de 1/4 de gordura (do peito costuma ser melhor e mais barato).

Vamos a um exemplo para 1kg de hambúrguer:

250g de patinho
250g de coxão mole
250g de acém
200g de gordura.

Isso da 950g, mas o açougueiro não vai cortar exatamente isso, NUNCA vai ficar exato, mas não tem problema desde que que a gordura não ultrapasse 1/4 da conta (ficar até 250g deixaria uns quase 25% de gordura). A menos que você faça para vender, não precisa se preocupar tanto com padronização.

Depois que ele pesou tudo separado (os preços são diferentes, não é?), peça para ele picar grosseiramente e misturar os pedacinhos antes de moer TUDO! Nesse ponto, se você tiver escolhido picanha, os outros clientes irão querer te bater, respire fundo, estufe o peito, faça carão para os clientes e fale para o açougueiro moer duas vezes.

Em casa, guarde a carne moída na geladeira. Você só vai mexer nessa carne quando ela estiver fria, ou o sangue vai escorrer (da carne, não o seu) e a carne vai ficar ressecada. Assim que estiver fria, retire da geladeira e comece a montar os hambúrgueres.

Se gostar de temperos, pique cebola fininha ou ervas, mas NÃO COLOQUE SAL. O sal é de colocar durante o preparo do hambúrguer ou seu hambúrguer vai ficar seco igual o deserto do Saara.

Faça uma bolinha de carne na mão e jogue de uma mão para a outra para tirar o ar. Se tiver dificuldade nisso, jogue ele em cima de uma superfície plana, não precisa ser com força, só com firmeza (só para ele amassar, não ficar completamente deformado e destruído, se você for o Hulk, passe essa tarefa para alguém menos verde e troglodita rsrs). Esse procedimento evita que o hambúrguer rache no centro e desmanche. Se tiver um aro de ovo ou uma forminha ou qualquer coisa do tipo, modele o hambúrguer nele que é melhor, não aperte muito ou ele ficará compacto e duro (novamente: Hulks, passem essa etapa para alguém mais cuidadoso). Se não tiver, achate com cuidado em uma superfície plana, de preferência de metal ou de plástico (eu uso o próprio plástico filme onde embalo o hambúrguer). Arrume os rachadinhos que aparecerem ao redor do hambúrguer ou ele vai desmanchar.

Quanto mais alto o hambúrguer, mais tempo na chapa/churrasqueira ele precisa para ficar pronto, mas mais úmido, suculento ele fica por dentro. Se ele ficar muito alto, depois que você terminar de modelar, aperte no centro com uma colher ou seu polegar. Isso evita que ele cozinhe nas bordas e fique cru no centro (ou vai comer carne com "recheio" vermelho).

Para assar, você pode escolher chapa ou churrasqueira. Vamos de chapa, meus chapas (trocadilho infame), que é mais fácil. Aqueça uma chapa no fogo alto, uma chapa elétrica na temperatura máxima ou uma frigideira anti-aderente, de preferência que seja de fundo grosso que distribui melhor o calor. Quando a chapa estiver quente (para o seu lado), coloque um fio de óleo/azeite para untar o fundo, pouse o hambúrguer delicadamente e escute o Tssssssss!... Se não tiver tssss, seu apressado, tire o hambúrguer e deixe a chapa/frigideira ficar mais quente, só adicione hambúrguer fazendo tssss. Adicione sal por cima do hambúrguer, conte até cinco, abaixe o fogo/temperatura e espere um pouquinho, fique de olho na carne até aprender o tempo dela. Quando umas gotinhas vermelhas estiverem brotando da carne (a água corre pro lado contrário do fogo), vire o hambúrguer na chapa e aumente a temperatura, conte até dez, abaixe a temperatura, adicione o sal por cima e, se quiser, pimenta do reino, e aguarde o mesmo tempo que aguardou quando estava fazendo o outro lado.

Se esse ficar num ponto que você não gosta (rosado ou vermelho por dentro), aumente o tempo de espera após virar, mas um hambúrguer de 2cm de altura fica bem passado em 10 minutos (5 minutos de cada lado), então não gaste mais que isso ou seu hambúrguer vai queimar, ficar seco, duro e não há água, suco ou refri que conserte isso.

Agora é só preparar um molho de sua preferência e comer seu hambúrguer. Depois eu coloco receitas de molhos gourmet.

28 julho 2015

Tomei uma Decisão com "D" maiúsculo na minha vida e não foi uma cachaça chamada Decisão.

Eu vou estudar nutrição, mesmo! Estou planejando largar essa vida de empregada (cadela) do governo e montar uma lanchonete gourmet. Enquanto isso não acontece, tenho feito hambúrgueres congelados para revender me aproveitando da preguiça e falta de dotes culinários alheios para ganhar uma graninha. O negócio está começando a crescer (mesmo sem fermento) e recebi mais encomendas. Comecei segunda com dois amigos, hoje já apareceram mais 5 \o/ e isso começou com dois colegas de trabalho que me torraram a paciência para fazer hambúrguer só para eles e, diante da minha recusa, se propuseram pagar com lucro XD.


Mas, Leninha, o que isso tem a ver com ser nutricionista?

A faculdade de nutrição é diurna, nos horários que eu trabalho. Se eu fizer hambúrguer gourmet, tanto para vender congelado como para vender pronto, posso deixar meu atual emprego e estudar nutrição (sério, esse negócio rende muito). Como sou estudante de química, tenho uma vantagem: química geral e química orgânica eu já tenho e bioquímica eu vou ter esse ano, nem vou precisar fazer novamente, sobrando tempo durante essas matérias para que eu trabalhe em outras coisas.

08 julho 2015

02 julho 2015



Histórico de Peso de Roses Killer


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.