Jornal de giselibp

16 a 20 de 757
Página:   Anterior  1   2   3   4   5   6   7   8 ...  Seguinte

30 agosto 2017

30 agosto 2017

28 agosto 2017

26 agosto 2017

É NECESSÁRIO ESTAR EM CETOSE PARA EMAGRECER? ENTENDA:

No blog do Dr Souto: "Olá Dr Souto, A cetose pelo pouco que entendo seria quando o organismo quebra a gordura para produzir energia. Quando o corpo tem disponível uma quantidade de carboidratos mesmo que pequena ele não recorreria primeiro a esta fonte para gerar energia uma vez que é mais fácil o metabolismo dos carboidratos do que o da gordura ?
Se sim, quando temos uma quantidade zero em carboidratos significaria que a fonte mais fácil seria a gordura e neste caso teríamos o estoque de gordura sendo usado com muito mais intensidade do que se tivéssemos algum carboidrato disponível mesmo que em pequenas quantidades, desta forma a cetose nao indicaria uma quebra de gordura mais acentuada do que se não estivesse em cetose ou seja um emagrecimento favorecido ?
obrigado"

Resposta do Dr. Souto:

"A descrição mais correta é a seguinte:
1) O corpo usa SEMPRE uma mistura de glicose e ácidos graxos como fonte de energia, nunca só um ou só o outro;
2) Quando há aumento de carboidratos na dieta, há consequente aumento da glicemia, e a glicemia elevada leva à liberação de insulina que bloqueia temporariamente a lipólise (a liberação de ácidos graxos dos adipócitos), tornando a glicose o combustível predominante;
3) Quando há POUCA glicose na dieta (veja, eu não falei nenhuma, nem quase nenhuma, eu disse pouca), usa-se mais ácidos graxos como fonte de energia para os processos metabólicos. Tais ácidos graxos pode vir 100% da gordura acumulada no corpo (no jejum) ou podem vir em quantidades variáveis da dieta e da gordura acumulada.
4) Quando a quantidade de glicose disponível na dieta é quase zero, e a quantidade de proteínas é também baixa, a insulina fica suficientemente baixa para que o fígado passe a sintetizar corpos cetônicos, que serão utilizados como fonte de energia alternativa pelo cérebro e alguns outros órgãos, enquanto o resto do corpo usará ácidos graxos como fonte de energia.
--> Observe que, a partir do momento em que menos da metade das calorias consumidas for em forma de carboidratos, automaticamente mais gordura do que carboidratos estarão sendo usados para energia. Se você estiver consumindo 400 calorias de carboidratos (100g) e 2000 calorias de gordura e proteína, estará em uma dieta low carb, estará queimando MUITO mais gordura do que carboidratos, mas estará LONGE de estar em cetose.
Mais do que isso, se você estiver em uma dieta cetogênica com 20g de carboidratos, você estará queimando fundamentalmente gordura (20 de carboidratos não é nada), e ainda assim pode não perder NEM UM GRAMA de gordura corporal. Basta que você esteja em balanço calórico positivo (comendo demais), e 100% da gordura queimada será da dieta, e não a sua. Sim, é difícil estar em balanço positivo em uma dieta cetogênica, visto que a maioria das pessoas sente pouca fome nesta situação. MAS - e aí vem o fundamental!! - a maioria das pessoas sente pouca fome e está em balanço negativo TAMBÉM em uma dieta low carb não cetogênica com, digamos, 60g de carboidratos, mas com um cardápio MUITO mais flexível e sem a paranoia de ficar picando o dedo para medir os corpos cetônicos.
Assim:
1) Uma dieta cetogênica não é garantia de que a gordura queimada seja a sua (pode ser apenas a da dieta);
2) Uma dieta low carb não cetogênica queima predominantemente gordura (apenas não há síntese de corpos cetônicos no fígado);
3) Uma dieta cetogênica não emagrece necessariamente mais do que uma dieta low carb não cetogênica( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16685046 )
Conclusão: para perda de peso, cetose é irrelevante."

21 agosto 2017



Histórico de Peso de giselibp


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.